Formação Inicial

ABRIR A PORTA AO NOVO ANO

A abertura da Porta Santa no Vaticano, no passado dia 8 de dezembro de 2015, deu início ao Ano Santo da Misericórdia e à abertura de muitas outras portas por esse mundo fora.

A Família Secular Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição não quis ficar para trás e abriu o novo ano de 2016 com um encontro nos dias 30 e 31 de janeiro (sábado e domingo), que decorreu em Linda-a-Pastora. Nele estiveram representadas muitas Fraternidades que, através dos seus elementos, quiseram marcar presença.

O tema agregador destes dois dias de partilha foi “Um Caminho de Encontros” e a sua orientação e animação ficou a cargo de Frei Albertino da Silva Rodrigues OFM,  da Comunidade de S. José, em Campo de Ourique (Lisboa).

Na manhã do dia 30 de janeiro, os presentes puderam ouvir a explicação da parábola do filho pródigo – uma das parábolas da misericórdia –  e relembrar que “Deus não se cansa de nos perdoar; nós é que nos esquecemos de Lhe pedir perdão” (Papa Francisco).

Seguiu-se, ainda nessa manhã, uma reflexão sobre os vários olhares da misericórdia, através das “Expressões do olhar de Jesus”.

De tarde, “S. Francisco e a pobreza” abordou a temática da pobreza como glorificação do Pai ou como vertigem da cruz, percorrendo o caminho desde a pobreza material à pobreza espiritual, do encanto, à confiança, à humilhação, à perseguição, à simpatia, ao amor e ao perdão. A reflexão sobre as várias faces da pobreza, em pequenos grupos, conduziu a uma partilha alargada, onde se pôde aferir a forma como hoje se vive a pobreza.

O dia terminou com a romagem à cripta do santuário onde repousam os fundadores – Beata Maria Clara do Menino Jesus e Pe. Beirão.

O dia 31 amanheceu com sol e pouco frio, permitindo aos participantes deambular pelos jardins da CONFHIC, não sem antes terem feito uma oração da manhã de louvor e glória pela graças recebidas.

Nesta abordagem sobre as várias formas de compreender e obter a misericórdia, o último tema tratado,“S. Francico e a misericórdia”, foi o culminar de um percurso iniciado no dia anterior.

O encontro terminou com a Eucaristia que foi celebrada no santuário da CONFHIC.

Paz e Bem!