Como a Irma Maria Clara, ser Missionário com Amor e por Amor
Num belo dia de primavera, sob o lema “Como a Irma Maria Clara, ser Missionário hoje com Amor e por Amor”, reuniu no Convento de S. José, em Santo Tirso, no passado dia 22 de abril, a Família Secular Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição, bem como alguns padrinhos ligados ao Projeto de Apadrinhamento, para mais um FASFHIC em Missão e Encontro de Padrinhos.
Estiveram presentes elementos de todas as Fraternidades da FASFHIC, à exceção de Ponte de Lima, que não tendo podido comparecer foi, no entanto, lembrada com carinho pelos participantes.
Durante a Eucaristia, celebrada pelo Pe. José Luís Gonçalves da Costa, prior de Paço de Arcos, da diocese de Lisboa, fizeram os seus compromissos definitivos, perante a assembleia, três elementos da Fraternidade de Oeiras e um elemento da Fraternidade de Leiria. No final da Eucaristia a Igreja ficou perfumada pelos saquinhos de alfazema com o símbolo entregue durante a Ação de Graças pela Fraternidade de Vila Nova de Gaia.
Seguiu-se uma mesa redonda, moderada por Esmeralda Pinto, onde foram apresentadas situações relacionadas com a experiência missionaria em quatro continentes. Assim, coube à Ir. Jennifer Josephine Greig, falar do continente asiático, à senhora Clara (Clarinha), do Projeto Casa Fiz do Mundo, de Carregosa, falar de África, mais propriamente de S. Tomé e Príncipe. O Pe. José Luís Costa falou da sua realidade em Paço de Arcos, e da missão de proximidade, e a Ir. Eliane Marques Faustino abordou a realidade do Brasil.
Foi neste ambiente de festa, com a Família Secular a crescer mais um pouco, que decorreu o almoço partilhado e, de tarde, a “feirinha solidaria”, local de trocas destinada à angariação de fundos para as missões apoiadas pelas Fraternidades.
Valeu a pena esta deslocação a Santo Tirso onde foi possível constatar o que se pode alcançar “com Amor e por Amor”.