Reunião das Direcções Locais e Regionais Norte-Interior - 14 de Setembro de 2008

Reunião das Direcções Locais e Regionais Norte-Interior - 14 de Setembro de 2008

 

É sempre uma alegria reunir a família! E redobrada se torna quando esta responde em grande número. Foi assim em Chaves, no passado dia 14 de Setembro de 2008, quando mais de 60 elementos das fraternidades, das direcções locais e regionais da Fasfhic da Região Norte Interior, se juntaram para reflectir o tema de formação deste ano: “A beleza e a alegria da vocação cristã franciscana hospitaleira”.Começámos com a Eucaristia e de seguida fomos escutar, atentamente, a Ir. Odete Alves na sua exposição sobre o tema do ano. A centralidade que Jesus deve ocupar na nossa vida, como forma de testemunharmos o Evangelho, e a reflexão aprofundada do carisma franciscano hospitaleiro para, ao jeito dos seus fundadores, podermos viver plenamente a nossa vocação, julgo ter sido a mensagem principal que importa reter. Na verdade, Jesus revela-nos como é belo viver o amor incondicional de Deus por nós, manifestando a profunda alegria de sermos seus filhos. No entanto, também nos mostra que é possível viver a vocação cristã independentemente dos insucessos ou fracassos que possamos experimentar na nossa vida. Trata-se de saborear a esperança e a completa confiança de que Ele tudo providencia, pois é nosso Pai!
Neste nosso caminho, encontramos irmãos que se constituem como referências para as quais devemos olhar, pois eles são “raios de sol” que nos mostram não apenas a nossa origem, como também a nossa meta. É importante identificarmo-nos com os seus carismas de forma a podermos viver a nossa vocação de um modo com o qual nos sintamos mais identificados e, consequentemente, mais próximos de Jesus. Naturalmente, o carisma franciscano hospitaleiro é mais uma ”pedrinha” na Igreja de Jesus repleta de dons e talentos que necessitam que sejam colocados ao serviço dos irmãos. O jeito de viver o Evangelho por parte de Francisco de Assis, Mãe Clara e Pe. Raimundo Beirão, nunca deixou ficar indiferentes aqueles com que eles se cruzaram no seu tempo. Ainda hoje nos interpelam os seus gestos, palavras e pensamentos. Conscientes dessa realidade e sensíveis aos problemas de cada uma das fraternidades presentes, pusemos em comum um pouco daquilo que mais nos ficou do tema de reflexão e, num ambiente de partilha, acabámos por colocar na mesa algumas opiniões e sugestões para uma melhor vivência do tema para este ano.
A seguir ao almoço vimos algumas questões mais práticas relacionadas com as actividades previstas para este ano no âmbito da Fasfhic. No final a fraternidade de Cabeceiras de Basto, ficou a conhecer a sua nova Animadora Espiritual: a nossa querida Olímpia Mairos.
Regressámos com a consciência que é necessário assumir um forte compromisso pessoal e fraternal de entrega, empenho, dedicação e serviço para podermos viver com alegria e beleza esta vocação franciscana hospitaleira!

 

Terça, 22 de Setembro de 2009