Encontro Regional Norte-Litoral - 03 de Janeiro de 2009

Encontro Regional Norte-Litoral - 03 de Janeiro de 2009
No dia 03 de Janeiro de 2009, realizou-se no Colégio de Nossa Senhora da Bonança, em Vila Nova de Gaia, o Encontro Regional da Região Norte Litoral da Fasfhic. Participaram cerca de 50 pessoas. A oração da manhã marcou o início do encontro, pelas 10h. Depois o Frei Moisés Semedo, Ofm, reflectiu com os participantes a Vocação Cristã Franciscana, partindo da Carta de S. Paulo aos Romanos: “Considerai irmãos a vossa vocação”. Percorreu os passos fundamentais da Vocação de Francisco e desafiou os presentes a testemunharem com alegria a beleza da Vocação Franciscana, um Dom de Deus que nos deve levar à configuração com Cristo.
A Eucaristia foi celebrada pelo meio-dia, na qual dois membros da Fraternidade de Santa Maria Maior, Viana do Castelo, fizeram o seu compromisso de amar e servir a Igreja de Jesus, segundo o espírito de S. Francisco de Assis, acolhendo e repartindo o Carisma da Hospitalidade que nos foi legado pelo Padre Beirão e pela Mãe Clara.
Após o almoço reflectimos sobre a Beleza da Vocação Franciscana Hospitaleira. Mergulhámos nas Raízes do Carisma que abraçámos e tomámos uma maior consciência da beleza da nossa vocação: vocação que nos deve conduzir “a semear com largueza, às mãos cheias, o perdão, a ternura, o acolhimento, a alegria, a misericórdia, a hospitalidade…; a alargar o espaço da Tenda da Hospitalidade e a oferece-lo gratuitamente, para que todos os irmãos se sintam acolhidos e incluídos no nosso amor; a sermos casa Hospitaleira, uma casa Hospitaleira desejada ardentemente pela Mãe Clara e pelo Padre Beirão, e que terá de ser, hoje, coração sem fronteiras, saindo ao encontro dos irmãos e irmãs, especialmente daqueles atingidos por qualquer forma de exclusão, para com eles partilhar o pão do acolhimento e ajudá-los a ser, no meio do mundo, outras testemunhas de hospitalidade”.

 

 



Terça, 22 de Setembro de 2009