Fasfhic em Missão - 25 de Outubro de 2009

Fasfhic em Missão - 25 de Outubro de 2009

Logo pela manhã, e antes da hora marcada, começaram a chegar as fraternidades com os seus produtos, para arranjarem o seu local de venda em favor das suas missões…
Pelas 10h da manhã, tal como previsto, demos início ao concerto-oração, um momento em que nos foi proporcionado a escuta da voz de Deus e dos “sem voz” e em que pudemos sentir fortemente o apelo à responsabilização pessoal pelos que nada têm. Toda esta mensagem foi transmitida ao som da música e através de texto rezado e música. Este momento musical foi desenvolvido pelo Rui Pinto e mais dois colaboradores (o Ricardo e o Luís) e teve grande impacto em todos os participantes. Foi visível a compenetração e a interioridade com que a assembleia reagiu ao momento musical.




Finalizado este momento, demos inicio à Mesa Redonda em que pudemos escutar o apelo de S. Tomé, ouvindo uma gravação de uma entrevista, acompanhada de imagens sugestivas, com a Ir. Lúcia Cândido e Ir. Carla Santos, missionárias nesse País. Para enriquecer a partilha, dando voz a quem não tem voz, estabeleceu-se um diálogo /partilha com a Lígia Pires, Ir. N’Dira da Cruz e Ir. Maria Emília Monteiro. Estes testemunhos vivos de quem tocou e toca a realidade dos países de missão foi algo que nos comoveu e reforçou o apelo lançado no momento anterior de abrirmos o coração à partilha com os que nada têm…



Seguiu-se o almoço e a Tenda Missionária, momento em que as fraternidades puderam expor os seus produtos e vendê-los em favor das suas missões. Também a Direcção Nacional, com a colaboração da irReverênciaH, expôs e vendeu uma grande quantidade de “artigos” em favor das Missões.
Pelas 15h demos início ao bloco da tarde. Este primeiro momento da tarde foi um momento em Família em que se apresentou a todos os participantes a relação de donativos por Fraternidades Fasfhic às respectivas missões (2007/8 e 2008/9). Se o primeiro ano de ajuda às missões nos deixou muito felizes, este segundo ano de trabalho e empenho deixou-nos na verdade profundamente felizes! Foi notório o empenho e a generosidade das fraternidades que se tornou visível na partilha de 22.810,00€ para as missões da Confhic.
Após este belo momento, que a todos nos gratificou, passou-se à apresentação dos movimentos irReverênciaH e GraffitisH – jovens e adolescentes com sensibilidade para as missões, empenhados na arte de Bem-fazer, com o objectivo de levar a Chama da Hospitalidade além fronteiras, e sobretudo, sendo os braços missionários da Fasfhic. Depois de apresentados os movimentos, foram chamados ao palco os membros da irReverênciaH, movimento que desenvolverá a sua missão em comunhão e relação directa com a Direcção Provincial da Fasfhic e terá a tarefa da dinamização missionária da Fasfhic, sendo também ajuda às Fraternidades Fasfhic na partilha de iniciativas dinâmicas e criativas que visem o apoio às missões. Cada elemento foi apresentado e teve a possibilidade de dirigir uma breve mensagem a toda a assembleia.




Após este momento, e também com a excelente ajuda da irReverênciaH que preparou este momento, procedeu-se ao Sorteio de três prémios (dois de origem Moçambicana). A este sorteio habilitou-se quem fez alguma compra em favor das Missões, na “banca” de vendas da Direcção Provincial .
E, para coroar este belo e intenso dia, nada melhor que a celebração Eucarística, presidida pelo nosso Irmão franciscano, Padre Francisco Marques, que a todos contagiou com o seu fogo missionário. A eucaristia foi animada pelas Irmãs em tempo de formação intensiva para os votos perpétuos. As Irmãs partilharam connosco a sua alegria, canto e expressões culturais litúrgicas da Índia e Moçambique. Foi Lindo! O ofertório foi marcado com a apresentação, por fraternidades, de um símbolo relacionado com a sua missão e um breve texto a acompanhar.




Também aqui a criatividade não faltou! No momento de Acção de Graças cada elemento da irReverênciaH foi chamado pelo nome e assinalado com uma cruz, para significar o seu compromisso mais estreito nesta tarefa de dinamização missionária da Fasfhic. Ainda neste momento da Eucaristia, cada fraternidade, no papel do dinamizador Missionário Local ou do Coordenador, recebeu da Direcção Provincial um vaso com três bulbos de tulipa a lançar na terra. O vaso oferecido não tinha terra para significar o empenho com que a fraternidade tem que aconchegar a sua missão (bulbos) para que possa florescer.
À saída da Eucaristia cada elemento recebeu uma flor com uma mensagem, preparada pela Direcção Provincial, a significar e a estimular à partilha e à generosidade para com os mais necessitados.
Esta iniciativa reuniu cerca de 200 pessoas. Realizou-se no Salão da Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima e este estava completamente lotado.


Mais Fotos

Quinta, 12 de Novembro de 2009