Reunião Alargada das Direcções Locais - 12 e 13 de Setembro de 2009

Reunião Alargada das Direcções Locais - 12 e 13 de Setembro de 2009
A Direcção Provincial da Fasfhic realizou nos dias 12 e 13 de Setembro, a reunião alargada das Direcções Locais 2009, por Regiões (Centro-Sul e Norte-Interior/Norte-Litoral), para permitir uma maior participação, envolvimento e responsabilização dos membros da Fasfhic. Os encontros que, na sua totalidade, envolveram 110 elementos, foram oportunidade para estreitarmos os laços de comunhão e programar o novo ano pastoral.
Nos dois encontros, da parte da manhã, os membros da Fasfhic, divididos em 8 grupos, foram convidados a descobrir e a reproduzir cada uma das 8 Bem-aventuranças. A cada grupo foi entregue um puzzle que retratava uma Bem-aventurança dos vitrais do Santuário da Sede Geral da Confhic, em Linda-a-Pastora. Construído o puzzle e identificada a Bem-aventurança, os grupos foram chamados a reproduzi-la num painel em corticite, através de uma actividade plástica (recorte e aplicação).
Foi grande o entusiasmo, o empenho e a criatividade com que os grupos aderiram a esta iniciativa. Munidos de tesouras, pioneses e papel crepe das mais variadas cores, construíram verdadeiras obras de arte. A finalizar este trabalho, a Direcção Provincial proporcionou uma reflexão sobre as Bem-aventuranças: Bem-Aventuranças, um Convite à felicidade e ao Reino de Deus hoje, aqui e agora, convidando cada membro Fasfhic a tomar uma maior consciência do caminho que assumiu ao abraçar o Carisma.

Da parte da tarde foi apresentado o Plano de Formação para 2009/2010, subordinado ao tema: Com a Venerável Mãe Clara e o Padre Beirão, no trilho das Bem-aventuranças e das Obras de Misericórdia - plano que nos vai permitir mergulhar nas raízes do Carisma da Hospitalidade como encarnação das Bem-aventuranças no exercício das Obras de Misericórdia. Ao longo deste ano pastoral, vamos olhar a Mãe Clara, declarada Venerável pelo Papa Bento VI, em 06 de Dezembro de 2008, e olhar também o Padre Beirão, cujo bicentenário do seu nascimento celebramos a 08 de Março de 2010, e deles vamos aprender o segredo da felicidade.

Neste novo ano de caminhada Fasfhic, iremos reflectir as Bem-aventuranças em três encontros nacionais e em 5 encontros locais. O compromisso saído de cada reunião de Fraternidade será a vivência de uma Obra de Misericórdia relacionada com a Bem-aventurança reflectida. O compromisso que é realizado pela fraternidade, de acordo com o tema reflectido, é, depois, materializado, simbolizado de alguma forma, no pedaço de madeira que foi entregue a cada Fraternidade na reunião das Direcções Locais. O Plano de Formação 2009/2010 será entregue a todas as fraternidades no próximo dia 25 de Outubro, em Fátima, a quem será pedido um pequeno contributo monetário, uma vez que será encadernado e terá um cd de apoio.
A Direcção Provincial apresentou também o Plano de Actividades, que foi aprovado, e que ajudará a cumprir os objectivos traçados para o novo ano Fasfhic.

Foram ainda apresentadas as contas da Direcção Provincial, a iniciativa “Relíquia da Mãe Clara 24h na minha casa” e os Movimentos GraffitisH e IrReverênciaH (Adolescentes e jovens que querem alargar as fronteiras dos seus corações em favor dos mais necessitados, sobretudo em terras de missão); estão integrados na dinâmica Fasfhic em Missão, desenvolverão a sua missão em comunhão com a Direcção Provincial da Fasfhic e serão ajuda às Fraternidades Locais na dinamização e promoção de iniciativas que visem o apoio às missões.






























Quinta, 12 de Novembro de 2009