Reunião das Direcções Locais da Fasfhic

Reunião das Direcções Locais da Fasfhic

Direcções Locais das Fraternidades Fasfhic, reúnem em Fátima.
O encontro, promovido pela Direcção Provincial,
contou com a presença de 42 membros da Fasfhic.

A Direcção Provincial da Fasfhic realizou nos dias 18 e 19 de Setembro, em Fátima, a reunião das Direcções Locais. Participaram 42 membros da Fasfhic, em representação das suas Fraternidades.
O encontro teve lugar após o almoço de sábado e iniciou com uma reflexão sobre a Identidade da Fasfhic. Depois, e por Fraternidades, os membros presentes reflectiram sobre a vida desta Família no último ano pastoral. Analisaram e avaliaram a caminhada a nível local e a nacional. O plenário foi muito participado e desenvolveu-se em espírito muito fraterno. As fraternidades apresentaram as dificuldades com que se debatem e elas próprias sugeriram meios e formas de as esbater. Foi possível perceber o empenho e a vontade de todos em ajudar no crescimento e consolidação desta Família. De destacar a Esperança que a todos envolvia num desejo de renovação e maior comprometimento.
À noite foram apresentadas as contas da Fasfhic, o Plano de Formação para o novo Ano Pastoral subordinado ao tema "A Hospitalidade, Dom e Missão à luz da vida e obra da Irmã Maria Clara do Menino Jesus" e o Plano de Actividades. O tema é de extrema pertinência e actualidade! A Igreja Portuguesa centra-se na missão e está a reflectir e a repensar a pastoral da Igreja em Portugal, de modo a adequá-la melhor ao mandato recebido de Jesus às circunstâncias actuais. Foi também este o desafio deixado por Bento XVI, na sua recente visita ao nosso País - a Evangelização, para levar a todos a Boa nova de Jesus Cristo. Partiremos dos escritos da Mãe Clara, verdadeiras páginas de vida, que iremos reflectir e aprofundar nas reuniões de Fraternidade, para mais e melhor vivermos a nossa vocação e missão Franciscana Hospitaleira. Tocaremos virtudes e valores vividos e que são, para nós, hoje, incentivo a uma vida cristã autêntica, activa e actuante na Igreja e na Sociedade. Assim os temas a desenvolver ao longo do ano, nas Fraternidades, assentarão em algumas frases-chave / conselhos da Irmã Maria Clara do Menino Jesus: “Grandes e insondáveis são sempre os desígnios de Deus.”; “Trabalhai cada vez mais para arrancar de vós tudo o que desagrada a Jesus.”; “Recebei tudo como vindo das mãos do Senhor.”; “A união depende de cada um de nós.”; “A alma humilde atrai sobre si as graças do Céu.”; “Metei mãos à obra sem jamais afrouxar." A vertente da Missão, assumida para este ano, fica a critério de cada Fraternidade. Em Missão, levar a Hospitalidade como Dom, aos que nos estão próximos e carecem da nossa palavra amiga, do nosso tempo, da nossa ajuda, da nossa partilha…
Já no Domingo, a Direcção Provincial proporcionou uma reflexão sobre o tema de formação para este ano: “A Hospitalidade, Dom e Missão à luz da vida e obra da Irmã Maria Clara do Menino Jesus”. Foi um mergulhar na vida da Irmã Maria Clara, para nós Mãe Clara, para nos deixarmos encantar e contagiar ainda mais pelo Carisma da Hospitalidade. Percorremos os principais passos da sua vida e obra, tocámos belíssimos matizes da sua personalidade, virtudes reconhecidas pela Igreja e sentimo-nos desafiados a prolongar, no hoje da nossa história, o caminho de Bem-fazer que ela inaugurou. O caminho é para todos: adultos, casais e jovens… Todos somos convidados a descobrir a força do amor Providencial de Deus, a percorrer caminhos de Hospitalidade e fazer da vida um hino de gratidão e serviço…
Depois desta reflexão foram apresentados e dados a conhecer com pormenor os vários projectos em que a Fasfhic está envolvida: Apadrinhamentos, Geminações, SOS Missões, Criança ajuda Criança, irReverênciaH, GraffitisH e CoraçõesH. A propósito da dimensão missionária da Fasfhic, em que todas as fraternidades estão envolvidas, foi avançado que este ano pastoral se procederá à revisão deste projecto e serão distribuídas as mesmas ou outras missões, tendo em conta a prioridade, a urgência… Preparemos os coração para acolhermos a Missão que o Senhor quiser colocar no nosso regaço e coração hospitaleiro…
A reunião das Direcções Locais da Fasfhic terminou com a Eucaristia. Cada Fraternidade recebeu, em acção de graças, um pedaço do puzzle preparado com o rosto da Mãe Clara e o lema para este ano: Hospitalidade, Dom e Missão. É nesse pedaço que será assinalado o compromisso saído de cada encontro de Fraternidade. O puzzle voltará a ser reconstruído no dia da Família, agendado para o dia 29 de Maio de 2011, já com a vida e o empenho de todas as nossas Fraternidades.
Esteve connosco a Fraternidade de Ponte de Lima, recentemente congregada para continuar a caminhar, e também a Ir. Maria Emília Moreira, do Lar D. Antónia A. Ferreira - Régua, onde se encontra um grupo de pessoas que desejam caminhar na Fasfhic.

Segunda, 18 de Outubro de 2010