Eu e TU - IrReverênciaH - 17 e 18 de Dezembro 2012

Eu e TU - IrReverênciaH - 17 e 18 de Dezembro 2012


Foi o mote que congregou 21 jovens, no Colégio Moderno de S. José, em Vila Real, nos dias 17 e 18 de Dezembro - 2011.

Responderam ao convite da Fasfhic, através do seu Movimento Juvenil – irReverênciaH, jovens de Vila Real, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo.

Chegaram cheios de entusiasmo e ansiosos por descobrirem mais sobre “Quem sou eu?” e “Quem és TU?”

Após o acolhimento e a apresentação pessoal de cada um, a partir de uma das muitas características juvenis, que cada jovem foi chamado a escolher, de acordo com a sua personalidade, seguiu-se o desenvolvimento do Tema central do encontro “Eu e TU”. Duas figuras bíblicas, Moisés e Judite, foram apresentadas aos jovens, como pessoas que mudaram a sua vida, depois do encontro do seu eu com o Tu. A partir deste momento, os jovens foram convidados a reflectir sobre o seu eu, sobre a identidade pessoal de cada um, e despertados para o outro e para o Outro. Aprofundaram o conhecimento pessoal e, em trabalhos de grupos, o conhecimento mútuo - essencial para estabelecer relações interpessoais com qualidade e em profundidade. Seguiu-se o almoço partilhado, onde não faltou a alegria e a boa disposição.

A tarde iniciou-se com uma sensibilização aos jovens sobre as muitas carências e situações de miséria que atingem a humanidade. Uma sensibilização de visou envolver e responsabilizar estes jovens na ajuda concreta aos que mais precisam. Nesse sentido, foi-lhes proposto que, no dia seguinte, fizessem uma refeição simples de sopa, pão e fruta, para que o fruto da sua renúncia pudesse ser canalizado para as crianças do Jardim Infantil “O Pimpolho”, em S. Tomé.

Foi com grande alegria e entusiasmo que os jovens aderiram a esta proposta. Renunciaram a algo - a uma refeição normal, por um Bem Maior. A partilha para as crianças de S. Tomé, será de 200,00€.

Durante a tarde de sábado, os jovens partiram em missão para o Lar de 3ª Idade Nossa Senhora das Dores, onde estiveram com os velhinhos, e para as Florinhas, Instituição que acolhe crianças desprovidas de meio familiar.

A noite terminou com um concerto-oração, na Sé de Vila Real, que nos foi oferecido pelo Rui Pinto, pelo Luís Machado e pelo Marco Fernandes. Rezámos, assim, através da música, de imagens e pequenos textos. Esta celebração contou também com a presença de alguns paroquianos da Sé. No final, e no exterior da Sé, todos à volta de uma bela fogueira, do fogo que ilumina e Aquece, expressavam a sua serena alegria, cantando e rindo.

Já no domingo, após a oração da manhã, foi apresentado o Movimento irRevêrenciaH, que cada jovem acolheu, simbolizado numa pérola verde, e que cada um é chamado, agora, a cuidar, a fazer crescer e a consolidar. Seguiu-se a apresentação da missão, simbolizada numa pérola lilás, e que tem um rosto, chama-se Emilson - um jovem da Guiné-Bissau, que quer tirar um curso superior mas não tem condições económicas para realizar o seu sonho. Os jovens ficaram profundamente tocados com esta necessidade e disponibilizaram-se a assegurar as propinas deste jovem estudante. E foi com este compromisso que os jovens partiram para a Sé de Vila Real, para a Eucaristia Dominical onde, em comunidade, puderam celebrar a sua fé.

De regresso ao Colégio Moderno de S. José, teve lugar o almoço, feito de sopa, pão e fruta. E foi ver a alegria e a felicidade estampada nos rostos dos jovens por terem renunciado a algo em favor de quem pouco ou nada tem! A seguir à refeição, teve lugar um pequeno convívio com a comunidade das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras: uma forma espontânea que os próprios jovens encontraram para agradecer o acolhimento, a hospitalidade e o serviço das Irmãs, durante o encontro.












Mais Fotos


Terça, 20 de Dezembro de 2011