Fasfhic em Missão 2011

Fasfhic em Missão 2011

Um hino de Hospitalidade, de comunhão, de fraternidade, tecido de gestos concretos em favor dos mais pobres; um sopro de Amor e Partilha feito de caridade, amor, generosidade, alegria e entrega.

Fátima acordou com sol e bem cedo começaram a chegar as Fraternidades e outros participantes para o Encontro Fasfhic em Missão. Vinham felizes e cheios de entusiasmo para celebrar, em Família, a dimensão missionária da Fasfhic e o Dia Mundial das Missões.

Pelas 10h da manhã, tal como previsto, demos início ao concerto-oração “Ao sopro do Amor e da Partilha”, com o Grupo Laetare; um momento muito forte em que nos foi proporcionada uma reflexão sobre os tempos difíceis que atravessamos e em que pudemos escutar a Voz de Deus, convidando-nos a um maior empenho e responsabilização pelos que nada têm. Toda esta mensagem foi transmitida ao som da música e da palavra rezada. Foi visível a compenetração e a interioridade com que a assembleia viveu este tempo.

Finalizado este momento, demos início ao Painel "Esta é que é a minha gente". Escutámos e acolhemos testemunhos de quem viveu em missão e de quem se deixou tocar pelas necessidades e carências e sente a urgência de contribuir para o Bem das Missões. O apelo e o grito das necessidades chegou-nos através da Irmã Olinda Leopoldo, da Irmã Paula André, da Irmã Nealtina Cassama, da Ana João e da Irene. Estes testemunhos vivos, de quem tocou e toca a realidade dos países de missão, foi algo que nos comoveu e impeliu a abraçar os mais pobres e carenciados como a nossa gente. A eles somos enviados pelo próprio Jesus, como nos fez tomar consciência o Papa Bento XVI, na sua mensagem para este dia.

Durante o almoço realizou-se a iniciativa “Uma pérola de Solidariedade” – uma pequenina feirinha com objectos partilhados. Foi grande a alegria e o entusiasmo com que as pessoas aderiram a esta iniciativa pois sabiam que, ao adquirir um determinado objecto, estavam a contribuir para colmatar carências básicas nos países de Missão.

Pelas 15h, seguiu-se mais um momento em Família, em que se apresentou a todos os participantes a relação de donativos, por Fraternidades Fasfhic, para as Missões: Apadrinhamentos, Geminações, Criança ajuda Criança e outras iniciativas de caris missionário em 2010-2011. Todos ficámos felizes! Foi visível o empenho e a generosidade das Fraternidades e de tantas pessoas, que se tornou evidente na partilha de mais de 35 mil euros para as missões. Em jeito de gratidão às Fraternidades Fasfhic, pelo empenho em favor das missões, a Direcção Nacional sorteou uma serigrafia pelas 16 Fraternidades. A sorte coube à Fraternidade Coração de Jesus, Porto.

Seguidamente visualizámos um filme que deu a conhecer as carências vividas por muitos povos e também os gestos de Hospitalidade das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras em Países de Missão. Foi a motivação para o sorteio das novas missões (ver) pelas Fraternidades Fasfhic.

E para coroar este belo e intenso dia, nada melhor que a celebração Eucarística, presidida pelo nosso Irmão franciscano, Padre Jorge Chaves. A eucaristia foi animada por um pequeno grupo de Irmãs, pelo João e pelo Marco com a sua esposa e filha.

Foi Lindo! O ofertório foi marcado com a entrega do saco de serapilheira, que simbolizava a Missão confiada no ano anterior a cada Fraternidade, e a carta que cada Fraternidade escreveu à sua Missão. Entregámos assim ao Senhor os Dons que Ele próprio nos concedeu, as migalhinhas de amor em favor dos mais pobres e carenciados e a generosidade de quantos contribuíram para as nossas Missões.

No momento de Acção de Graças cada Fraternidade, no papel do dinamizador Missionário Local, do Coordenador e da animadora Espiritual, recebeu da Direcção Nacional um pequenino baú com um filme da Missão confiada a cada Fraternidade. Nesse mesmo momento foi também distribuída a cada um dos presentes uma “pérola” que simbolizava a pérola da Missão que cada um é chamado a desenvolver em favor dos mais pobres e carenciados.

À saída da Capela, no final da Eucaristia, preparada pela Direcção Nacional, cada elemento recebeu uma mola com um pensamento, expressando um dom a partilhar, a significar e a estimular à partilha e à generosidade para com os mais necessitados.

Esta iniciativa reuniu cerca de 240 pessoas e realizou-se no Salão da Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima, e este estava completamente lotado.

Este dia foi, na verdade, um hino de Hospitalidade, de comunhão, de fraternidade, tecido de gestos concretos em favor dos mais pobres; um sopro de Amor e Partilha feito de caridade, amor, generosidade, alegria e entrega.











Mais fotos













Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE


Fraternidades Fasfhic

Missões Confhic


Banquete da Hospitalidade (Paredes)

Missão Santa Clara de Assis Manica - Moçambique


Coração de Jesus (Boavista – Porto)

Missão Pe. Raimundo

dos Anjos Beirão

Invinha - Moçambique


Hospitaleira Mãe Clara (Régua)

Missão S. Francisco

Antula - Guiné


Iluminar e Aquecer (Chaves)

Missão Santa Cruz

Buba - Guiné


Mensageiros da Esperança

(Ferreira do Alentejo)

Missão Nª Sra da Conceição

Nampula - Moçambique


Nª Sra da Guia (Ponte de Lima)

Missão Nª Sra das Neves

S. Tomé


Nª Sra dos Anjos (Cabeceiras de Basto)

Missão Imaculada Conceição

Inhambane - Moçambique


Nª Sra dos Pequeninos (Oeiras)

Missão Clara Niwas

Bophal - Índia


Nas Mãos de Deus (Vila Chã de Ourique)

Missão Imaculada Hospitaleira

Luau - Angola


Renascer com Mãe Clara (Gaia)

Missão S. Francisco

Lolotoe - Timor


S. José (Bairros)

Missão das Irmãs de Nª Senhora da Paz e da Misericórdia Moçambique


Sementes de Libânia (Braga)

Missão Santa Cruz

Buba - Guiné


Sta Isabel (Marco de Canaveses)

Missão Jardim Despertar

Bissau - Guiné


Sta Maria Maior (Viana do Castelo)

Missão S. Francisco

Antula - Guiné


Tenda da Hospitalidade (Fátima)

Missão Nª Sª das Neves

S. Tomé


Trilhos Fraternos (Oleiros)

Missão Mamã Muxima

Luanda - Angola

Sexta, 1 de Julho de 2011