Fasfhic em Missão

Fasfhic em Missão

FASFHIC EM MISSÃO 2015

No dia 18 de Outubro de 2015, e à semelhança de anos anteriores, realizou-se, no Seminário Diocesano de Leiria, o já habitual encontro da Família Secular Franciscana Hospitaleira de Imaculada Conceição (FASFHIC), e colaboradores na Missão Ad Gentes, para a celebração do dia Mundial das Missões, o denominado “ FASFHIC em Missão”.

Pelas 10 horas começaram a chegar os participantes, oriundos dos mais diversos pontos do país, tendo sido muito bem acolhidos pela atual equipa nacional, que foi encaminhando os diversos membros para o Auditório. No espaço circundante, era já visível a Feira Missionária, que este ano se designou de “Gourmet da Clara” onde as bancas se iam enchendo com produtos alimentares, frutícolas e hortícolas à medida que os presentes foram deixando as suas ofertas, para a realização da respetiva feira.

O montante que resultou da venda reverteu a favor das diversas Missões da Província de Santa Maria. Os produtos que sobraram foram entregues à Conferência de S. Vicente de Paulo, Marinha Grande.  

A abertura do encontro foi da responsabilidade da Direção Nacional, que saudou todos os presentes, bem como a Irmã Jennifer Greig, membro do Governo Geral, presença que muito honrou este evento.  Seguidamente,foramproferidas umas breves palavras alusivas ao Dia Mundial das Missões 2015, bem como à forma como iriam decorrer as atividades do dia.

Sem mais delongas, as diversas Fraternidades FASFHIC apresentaram as Missões que lhe estão confiadas, através de pequenas encenações, textos, cânticos, músicas, entre outros, que muito animaram os presentes, sensibilizando-os para a importância do trabalho Missionário e para as dificuldades inerentes aos tempos atuais em realizar Missões que marquem a diferença na vida dos mais necessitados deste mundo!

Pode dizer-se que o ponto comum às diversas apresentações foi a alusão ao grande Mestre Missionário, Jesus Cristo, à Fundadora da CONFHIC, Madre Maria Clara do Menino Jesus, e foram muito referidas as palavras: Missão; Pontes; Misericórdia; Renúncia.

Pelas 13horas decorreu o almoço no refeitório do Seminário, momento privilegiado para a confraternização entre todos.

Por volta das 14h30, foram retomados os trabalhos no Auditório com a conclusão das apresentações, tendo-se seguido uma abordagem temática “Ai de mim se não Evangelizar”, pelas Irmãs Junioristas e membros da equipa formadora. O tema foi amplamente enriquecido com a meditação sobre o texto do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2015 e testemunhos vivos de experiências missionárias nos territórios da África e India.

Por fim, a equipa nacional encerrou os trabalhos, agradecendo a presença de todos e encaminhando-os para a capela do Seminário onde se iria celebrar a Eucarística. Aí realçam-se as ideias: o estímulo proferido a todos: “ A paixão dos Missionários é o Evangelho. O centro do Evangelho é Jesus Cristo!”, como estímulo para a missão.

A Celebração Eucarística é sempre o ponto alto de qualquer encontro, esta foi presidida pelo Sr. Padre Armindo Ferreira, Pároco da Marinha Grande e admirador da Madre Maria Clara do Menino Jesus e da sua obra missionária. No final da Celebração destaca-se a entrega, a cada coordenador das Fraternidades FASFHIC presentes, de um símbolo muito significativo, uma ponte em madeira com a inscrição do nome da sua Missão Ad Gentes. Este símbolo, minuciosamente feito à mão pelo membro da equipa nacional, Sérgio Nunes, foi muito apreciado por todos os participantes.

O regresso a casa acontecia assim, entre sorrisos, cumprimentos, olhares brilhantes e corações enriquecidos que partiam para as suas vidas quotidianas com o sentido de Missão e bem conscientes do tanto que há para fazer e que só será possível com a graça de Deus e a intercessão da Mãe Clara, que velam sempre por quem se entrega ao serviço do próximo para o bem da humanidade!

“ De Raimundo e Clara abertos à graça

Nos vem este dom, esta herança feliz

Onde houver o bem a fazer que se faça

Ao jeito do pobre de Assis.”

 

Sexta, 27 de Novembro de 2015